Geralmente chamamos isso de “psicose coletiva”, mesmo que o termo seja impróprio, e é o conjunto de comportamentos decompostos e irracionais que enfrentam um perigo. O medo é uma emoção necessária, com uma função positiva: nos alertar para um perigo e nos deixar atentos e prontos para reagir diante dele. Mas se o medo se tornar excessivo, transformando-se em pânico, ele pode se tornar negativo e contraproducente, levando a comportamentos não funcionais e dificultando cada vez mais o raciocínio lógico.
É o que está a acontecer nos dias de hoje após o surto do vírus Covid-19 no mundo, com mais de 4 mil mortes, causando comportamentos convulsivos e irracionais ditados pelo medo que acabam aumentando o perigo em vez de contê-lo, induzindo, por exemplo, a se amontoar nos supermercados para fazer stock de suprimentos exatamente quando é recomendável evitar encontros.
Ao lado da reação de pânico exagerada e irracional, a posição oposta e igualmente disfuncional daqueles que persistem em negar o perigo coexiste, em parte como resultado do mecanismo de defesa inconsciente da negação, para que não vejamos o que nos perturba ou nos aflige, ou de uma reação do tipo maníaca na qual nos sentimos ilusoriamente invencíveis e imunes à infecção.
Ambas as atitudes são disfuncionais porque elas não permitem observar um perigo real, considerar dados objetivos e manter a clareza para enfrentá-lo de forma eficaz. Um hábito simples, recomendado e comprovado para reduzir infecções, como lavar as mãos, pode acabar por ser desconsiderado por ambos: por quem nega, porque “não há perigo”, por quem está em pânico, porque “tanto é inútil , todos nós vamos morrer!”.
Um medo saudável é, portanto, um recurso para gerenciar o perigo associado ao vírus, mas como podemos mantê-lo num nível que não domine o nosso funcionamento cognitivo e não invada nossa vida, paralisando-nos? Enquanto isso, permitindo um espaço, mesmo que delimitado. Reconhecer o nosso medo legítimo é importante e permite-nos gerenciá-lo, enquanto negá-lo apenas o tornaria ainda mais premente. Para colocar o medo dentro de limites aceitáveis, devemos estar cientes dos fatores que o alimentam.
O medo depende de como avaliamos o risco, e a percepção do risco está desligado do perigo real. De fato, emoções, crenças pessoais, a maneira como as notícias são divulgadas, que podem distorcer essa percepção, intervêm. O medo do coronavírus e a percepção do risco de contágio, além do perigo objetivo do vírus, são enfatizados por vários elementos:
- O vírus é invisível e, portanto, não controlável: isso significa que o consideramos muito mais perigoso para nossas vidas do que, por exemplo, acidentes de trânsito, porque acreditamos ter um controlo muito maior sobre o carro. Também parece inevitável para nós, porque os nossos hábitos de vida que a favorecem (lugares lotados, movimentos frequentes etc.) parecem impossíveis de mudar.
- O vírus vem de longe, é desconhecido e desconhecido para nós, portanto, nós o percebemos imensamente mais perigoso que a gripe normal (na verdade é, em parte, mas a diferença percebida é ainda maior) porque o último é familiar para nós, é um sempre uma consulta anual, estamos acostumados a ver todos aqueles que se recuperaram e nunca falamos sobre mortes por complicações.
- O perigo do vírus é temporalmente imediato e isso nos faz percebê-lo muito mais alto do que perigos ainda maiores, os quais, no entanto, não percebemos porque não são imediatamente visíveis e se espalham por um longo perigo (por exemplo, o risco de cancro associado ao fumo ou o risco ataque cardíaco relacionado ao estilo de vida).
- A superabundância de informações que provocam ansiedade com títulos emocionais e alarmantes (o boletim contínuo de infectados e mortos) leva a uma superestimação do risco real: quanto mais falamos sobre isso, mais o risco parece concreto; além disso, quanto mais um evento estiver acessível na memória, mais o consideraremos provável.
- O contágio da ansiedade ocorre com muita facilidade, quanto mais conversamos sobre isso com os outros, mais ele se estende; também somos muito sensíveis aos sinais de alerta que outros enviam: se, numa sala cheia, alguém começa a correr e gritar, mesmo sem razão, todos os outros o fazem imediatamente, mesmo sem saber a causa.
- A ansiedade não permite detectar informações positivas e encorajadoras e seleciona apenas o que confirma preocupação e alarme, em um círculo vicioso.
- Não estamos mais acostumados à incerteza, à percepção da nossa fragilidade, temos a ilusão de poder controlar tudo. Não estamos preparados para a imprevisibilidade e a realidade que os fenómenos são difíceis de controlar. O vírus evoca ansiedades ancestrais e nos obriga a enfrentar o medo da morte, que removemos constantemente. Não é de surpreender que as pessoas menos preocupadas com o coronavírus sejam pacientes com cancro, infelizmente já estão amplamente acostumados a lidar e a viver com uma condição de vulnerabilidade e risco.
- Pela primeira vez, vivenciamos o surgimento de uma doença com risco epidémico nas redes sociais e, geralmente, nas redes sociais, abundam notícias fragmentárias, imprecisas e emocionais. A natureza superabundante e contraditória da informação é provocadora de ansiedade, sabemos tudo muito rapidamente e não podemos tolerar a espera, mesmo que por alguns dias, necessária para que as autoridades se organizem para intervir de maneira eficaz.
Conhecer todos esses mecanismos nos permite reduzir o medo que sentimos, percebendo que uma parte é irracional e focando em dados reais.
Diante do medo e da sensação de desamparo, isso nos ajuda a recuperar um sentimento de controlo. O que está em nosso poder agora? Quais são as coisas úteis que podemos fazer?
- Sejamos bem informados, nos canais oficiais (Ministério da Saúde, Departamento de Proteção Civil…), vamos além do título, verifique a data e hora das notícias. Evitamos convulsivamente procurar informações em qualquer lugar, expondo-nos a um bombardeio de notícias confusas e ansiosas. Não verificamos novas notícias com muita frequência.
- Circulamos informações exatas e garantimos que as pessoas que conhecemos saibam quais os comportamentos que são recomendados (como lavar as mãos com frequência, distância das pessoas com sintomas respiratórios etc.).
- Aplicamos as regras simples e recomendadas, como lavar as mãos, não tocar o rosto, tossir no cotovelo etc., que muitas pessoas ainda não respeitam.
- Pensamos que todas as medidas estão a ser tomadas para lidar com a situação e que pessoas de todo o mundo estão a trabalhar para derrotar o vírus.
- Se sofremos das limitações impostas e as consideramos supérfluas para nós, fazemos um esforço cívico e moral para colaborar, pensando que protegemos não apenas um “outro” genérico, mas também nossos familiares ou amigos mais expostos por serem idosos ou comprometidos por outras patologias.
- Tentamos nos dedicar, na medida do possível, a quaisquer limitações, ao que nos faz sentir bem, nos distrai e fortalece o nosso sistema imunológico. Se somos forçados a ficar em casa, tentamos usar o tempo para o que realmente importa para nós e que geralmente perdemos de vista, tentando não deixar o medo invadir todos os nossos espaços.
- Quando sentimos a ansiedade aumentar, nos envolvemos em atividades práticas e manuais que permitem dissolvê-la ou nos concentrar na respiração; no caso de um ataque de pânico, a ansiedade durará cerca de vinte minutos e depois diminuirá.
- Se o medo nos deixa doentes, não hesitamos em cuidar de nós mesmos, pedindo apoio psicológico. Alguns profissionais que geralmente trabalham em áreas isoladas também podem ser contactados pelo Skype ou por outros métodos remotos.
- Utilizamos tecnologia como redes sociais, mensagens, telefonemas para não nos sentirmos sozinhos, para nos proporcionar conforto mútuo e, acima de tudo, para sentir a nossa proximidade com aqueles que se encontram em condições de maior dificuldade em áreas restritas.
Tomamos essa experiência difícil para parar e refletir sobre o que temos, mas só apreciamos quando falta, perceber que em outras partes do mundo essa condição de que nos encontramos temporariamente a sofrer é infelizmente normal e que geralmente desfrutamos de uma condição de vida feliz, que iremos recuperar. Devemos fazer um grande esforço coletivo de civilização, cuidar e assumir responsabilidade por nós mesmos e pelos outros: colaborar nos sentimos parte de um todo mais forte e dele extraímos uma sensação de segurança e confiança.